domingo, 25 de janeiro de 2009

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE:

A conceituação de “produtividade” tem abrangência ampla. Uma delas, talvez a mais tradicional, é a produtividade como a relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. Assim, a produtividade depende essencialmente do output, seja, o numerador da fração, e do input, isto é, o denominador.
O estudo e a avaliação da produtividade vêm recebendo atenção crescente dos empresários, pois são concordes que aí está o único caminha da sobrevivência da empresa a médio e longo prazos. Entretanto, essa preocupação não data de hoje, pois a partir de 1976, quando o economista Frances Franois Quesnay(1694-1774) utilizou a palavra produtividade pela primeira vez, ela não mais saiu do vocabulário dos negócios.
Vários são os fatores que determinam a produtividade de uma empresa, merecendo destaque:


· Relação capital-trabalho.
· A escassez de alguns recursos.
· Mudanças na Mão-de-obra.
· Inovação e Tecnologia.
· Restrições legais.
· Fatores Gerenciais.
· Qualidade de vida.

PRINCIPAIS OBJETIVOS.

A produtividade é assunto importante para qualquer nível da organização. Podemos mesmo dizer que o objetivo final de todo gerente é aumentar a produtividade da unidade organizacional sob sua responsabilidade, sem entretanto, descuidar da qualidade. Aumento na produtividade fornece os meios para o aumento da satisfação do cliente, redução no desperdício, redução dos estoques de matéria-prima, produtos em processo e de produtos acabados, a redução nos preços de vendas, redução dos prazos de entrega, melhor utilização dos recursos humanos, aumentos dos lucros e maiores salários. Quase sempres aumentos de produtividade requerem mudanças na tecnologia, na qualidade ou na forma de organização do trabalho, ou em todas em conjunto.


INDICADOR.
% de entregas no prazo. Ou time delivry

DESCRIÇÃO.
Mede o % deEntregas realizadas no prazo acordado com o cliente.

CÁCULO.
Entregas no prazo /Total de entregas realizadas

MELHORES PRÁTICAS.
Variasm de 95% a 98% acordado com cliente.

Por Samuel Araújo.

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