domingo, 28 de fevereiro de 2010

Comunicado de ausência!

Caros amigos, parceiros e a quem interessar possa;

Informo que estarei ausente da região norte, nos dias de 03/03/10 a 11/03/2010. Estarei em visita as fábricas as quais represento no estado do Rio de Janeiro, Comary - Indústria Brasileira de Bebidas e Niely Cosméticos.
Os telefones e emails, continuaram sempre a postos para solicitação de informação caso queira me contatar. O atendimento não será presencial, mas com a atenção de sempre por telefone se assim precisar devido a ausência.

Sinceramente;

Samuel Araújo.

Descrições Técnicas de Logística.


1. Distribuição através de fluxo - Flow Through Distribution =>Um processo no qual os produtos vindos de múltiplas localizações são levados para planta central (às vezes chamadas de "Cross-Dock"). São realocados de acordo com o destino de entrega e transporte no mesmo dia. Isso elimina estocagem e movimentação, reduz o nível de estoques e a velocidade de respostas aos pedidos. O projeto, a localização e o gerenciamento do fluxo através da distribuição, são partes da estratégia de reestruturação logística das empresas.

2. Distribuição Compartilhada - Shared Distribution=> Plano que permite que duas ou mais empresas compartilhem o armazém ou transporte para reduzir os custos totais ou para realizar economias de escala.

3. Distribuição de erros de previsão - Distribution of Forecast Erros => Uma estimativa é feita para se obter quais são os erros que acompanham uma distribuição normal. Estes erros são traçados em consequência de frequência e servem para fazer estudos de tendências e normalidades.

4. Distribuição Física - Phisical Distribution => Atividades relacionadas ao fluxo de produtos da conversão ao cliente final. Parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto das operações associadas a transparência dos bens objeto de uma transação, desde o local de sua produção até o local designado no destino, e ao fluxo de informações associado. A distribuição física deve garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e em preços competitivos. Estas atividades incluem: O fretamento do transporte, armazenagem, movimentação de materiais, empacotamento de proteção, e controle de estoque.

Estes são apenas alguns exemplos. Em breve relato uma outra sequência pra vocês amantes da logística.

Samuel Araújo.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cruzeiros Marítimos.


Um nicho para o mercado Brasileiro, tanto quanto é hoje a operação pelas Cias aéreas brasileiras. A propósito do grande número de passageiros, a infraestrutura hoje oferecida à estes cruzeiros, os torna extremamente ineficiente, com uma logística que é uma das piores no segmento de turismo. Pasmem, operamos no maior porto do Brasil com apenas dois portos, com capacidade para apenas 02 navios por dia. Com toda deficiência, ainda sim a movimentação de turistas ultrapassou a casa 900 mil passageiros (fonte:abramar), um recorde setor. Temos em operação 20 cruzeiros, sendo 25% da tripulação nacional por exigência do órgão (Abramar).
Com o crescimento projetado para Brasil em 2010, e a migração das classes sociais melhorando o seu poder aquisitivo, seria relevante a utilização desde meio de turismo, para desafogar a malha viária, quiçá os aeroportos, se o governo desse uma atenção especial para este setor. Os passageiros ficam prejudicados no momento do embarque, haja vista que na ocasião um dia inteiro se perde quando do embarque, pois acomodar mais de 2000 passageiros por embarcação requer uma logística toda diferenciada por se tratar seres humanos.
A logística vem como solução neste processo, um estudo demasiado nunca é demais para ser mais eficaz no processo.

Samuel Araújo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Planejamento Logístico - Canal

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO - Canal logístico.

Neste contexto, entendo que para implementar o serviço solicitado, antes devo avaliar a real necessidade da organização, para em seguida propor o melhor planejamento estratégico. Se nesta organização a exemplo for a implantação de um CD(centro de distribuição), terei que avaliar os seguintes tópicos;

· Dimensão Interna. (capacidade de armazenagem verticalizada)

· Altura (pé direito).

· Quantidades de docas. (área de carga/descarga)

· Dimensão Externa (área de movimentação de carros).

· Implantação de um sistema de gestão de estoques.

· Implantação de um sistema de rádio que permita conferencia de estoque online.

· Controle de temperatura interno.

· Gaiolas para controle da expedição.

O Canal logístico => sendo esta empresa um centro de distribuição, será definido o canal de sistema rodoviário, em vista a quantidade de pontos de venda que será atendido pela mesma.

Previsão e Gerenciamento.

Com a implantação de um bom sistema de gestão, nos permitirá o gerenciamento por completo dos estoques, ou seja, poderá esta empresa dimensionar seus estoques de acordo com a demanda, tendo real noção de sua coluna ideal de estoques. Pois a base da demanda será sua movimentação diária/semanal/mensal, simplesmente denominada de “estatística”.

Transporte.

Considerando a demanda desta organização, em vista o número de volume/peso/quantidade de cliente e distancia, é possível prever a quantidade ideal de veículos. Ou mesmo o melhor modelo de veículo para movimentar os produtos por ela comercializados.

Armazenagem.

Uma boa armazenagem requer um bom estudo de dimensionamento, nesta cadeia, podemos avaliar uma curva ABC, para definir o melhor fluxo durante a armazenagem, dando mais agilidade na expedição.

Embalagem.

Para melhor acondicionamento destas embalagens, é necessário avaliar quais são os tipos de embalagens, tendo em vista que é dever do operador garantir que o produto irá chegar no estabelecimento comercial com total integridade durante seu percurso.

Auditoria Logística e Trad-Off.

Considerando um grupo de trabalho voltado para melhorias contínuas. Podemos definir esta de suma importância dentro da organização. Pois todo processo estudos benchmarketing e estudos de casos deve ser avaliados durante a implementação. Por isso deverá ser avaliado o perfil do colaborador que irá executar esta tarefa. O domínio em ferramentas voltadas para esta área é de fundamental importância, como tambem poder de negociação, noções de custos logísticos. Isso irá garantir a saúde financeira da empresa.