sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FUNÇÃO DO OBJETIVO DE COMPRAS.

FUNÇÃO DO OBJETIVO DE COMPRAS:

Atender a necessidade de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfaze-los nos momentos certos com as quantidades corretas, verificar se recebeu o que foi comprado e providenciar armazenamento.

OBJETIVO DO SETOR DE COMPRAS:

Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;

Coordenar este fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;

Comprar materiais e insumos aos menores preços possíveis.

Obedecer aos padrões de quantidade e qualidade;

Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa.

CAMPOS DE PESQUISA DO SISTEMA DE COMPRAS.

1. Estudo de Materiais; Necessidades da empresa a curto, média e longo prazo.

2. Análise Econômica; impacto dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados e nos fornecedores e concorrentes.

3. Análise de Fornecedores; Qualificação de fornecedores.

4. Análise de custo e preço; Análise financeira de preços e prazos.

5. Análise de Embalagens e Transportes; Influencia da distancia dos fornecedores nos preços dos materiais.

6. Análise Administrativa; Estabelecer controles, formulários, etc.

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS.

· Coleta de preços; Pode ser feita através de cotações;

· A cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação aos materiais cuja compra foi solicitada.

· Ideal é que não tenha Rasuras.

· Deve conter preço, quantidade e data do recebimento.

· Está disponível para o setor de auditoria da empresa;

· Algumas condições usuais da coleta de preços.

· Sujeito a confirmação.

· Os preços são líquidos, para entrega na empresa.

· O comprador não pode reduzir ou suspender o pagamento.

· O prazo de entrega deve ser expresso em dias úteis e a partir do pagamento do sinal ou primeiro pagamento.

NEGOCIAÇÃO:

A Característica de um bom negociador:

· Ver a negociação como um processo contínuo.

· Ter mente aberta.

· Estar alerta para as suas necessidades pessoais e do seu negócio, da mesma forma que não se descuida das necessidades do seu oponente.

· Ser flexível e capaz de rapidamente definir metas e interesses mútuos.

· Não tentar convencer o oponente de que o ponto de vista dele está errado e deve ser mudado.

· Desenvolver alternativas criativas que vão de encontro das necessidades do seu oponente.

· Ser cooperativo.

· Atingir os próprios significativos para alcançar as metas da organização.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS.

O primeiro estagio é caracterizado pela pouca agregação de valor realizada pelo setor responsável pelas aquisições de bens e serviços nas organizações. Nessa fase, os departamentos requisitantes de bens ou serviços realizam quase todas as atividades associadas a negociação da transação, que consiste na emissão da ordem de compra, acompanhamento da entrega e escrituração de contratos cujas cláusulas são previamente acertadas entre o setor interno requisitante e o fornecedor. Os profissionais de compras ou suprimento são meros executantes de acordos realizados por terceiros, aí incluídos seus próprios colegas de trabalho de outros departamentos. Neste estagio, a preocupação é responder aos estímulos das outras funções dentro da organização. Devido a falta de planejamento, uma significativa parte do tempo do pessoal de compras e suprimentos é empregada para “apagar incêndios”. O restante do tempo e destinado a operações rotineiras. As medidas de desempenho do departamento e dos indivíduos estão relacionadas a eficiência e não a eficácia. Há pouca comunicaçao entre o pessoal de compras ou suprimentos e os demais departamentos da organização, o que proporciona mais visibilidade desse departamento perante outros setores.

Um comentário:

Douglas disse...

Muito interessante e ótimo para quem está ingressando no ramo da logística.