FUNÇÃO DO OBJETIVO DE COMPRAS:
Atender a necessidade de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfaze-los nos momentos certos com as quantidades corretas, verificar se recebeu o que foi comprado e providenciar armazenamento.
OBJETIVO DO SETOR DE COMPRAS:
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;
Coordenar este fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;
Comprar materiais e insumos aos menores preços possíveis.
Obedecer aos padrões de quantidade e qualidade;
Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa.
CAMPOS DE PESQUISA DO SISTEMA DE COMPRAS.
1. Estudo de Materiais; Necessidades da empresa a curto, média e longo prazo.
2. Análise Econômica; impacto dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados e nos fornecedores e concorrentes.
3. Análise de Fornecedores; Qualificação de fornecedores.
4. Análise de custo e preço; Análise financeira de preços e prazos.
5. Análise de Embalagens e Transportes; Influencia da distancia dos fornecedores nos preços dos materiais.
6. Análise Administrativa; Estabelecer controles, formulários, etc.
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS.
· Coleta de preços; Pode ser feita através de cotações;
· A cotação é o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação aos materiais cuja compra foi solicitada.
· Ideal é que não tenha Rasuras.
· Deve conter preço, quantidade e data do recebimento.
· Está disponível para o setor de auditoria da empresa;
· Algumas condições usuais da coleta de preços.
· Sujeito a confirmação.
· Os preços são líquidos, para entrega na empresa.
· O comprador não pode reduzir ou suspender o pagamento.
· O prazo de entrega deve ser expresso em dias úteis e a partir do pagamento do sinal ou primeiro pagamento.
NEGOCIAÇÃO:
A Característica de um bom negociador:
· Ver a negociação como um processo contínuo.
· Ter mente aberta.
· Estar alerta para as suas necessidades pessoais e do seu negócio, da mesma forma que não se descuida das necessidades do seu oponente.
· Ser flexível e capaz de rapidamente definir metas e interesses mútuos.
· Não tentar convencer o oponente de que o ponto de vista dele está errado e deve ser mudado.
· Desenvolver alternativas criativas que vão de encontro das necessidades do seu oponente.
· Ser cooperativo.
· Atingir os próprios significativos para alcançar as metas da organização.
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS.
O primeiro estagio é caracterizado pela pouca agregação de valor realizada pelo setor responsável pelas aquisições de bens e serviços nas organizações. Nessa fase, os departamentos requisitantes de bens ou serviços realizam quase todas as atividades associadas a negociação da transação, que consiste na emissão da ordem de compra, acompanhamento da entrega e escrituração de contratos cujas cláusulas são previamente acertadas entre o setor interno requisitante e o fornecedor. Os profissionais de compras ou suprimento são meros executantes de acordos realizados por terceiros, aí incluídos seus próprios colegas de trabalho de outros departamentos. Neste estagio, a preocupação é responder aos estímulos das outras funções dentro da organização. Devido a falta de planejamento, uma significativa parte do tempo do pessoal de compras e suprimentos é empregada para “apagar incêndios”. O restante do tempo e destinado a operações rotineiras. As medidas de desempenho do departamento e dos indivíduos estão relacionadas a eficiência e não a eficácia. Há pouca comunicaçao entre o pessoal de compras ou suprimentos e os demais departamentos da organização, o que proporciona mais visibilidade desse departamento perante outros setores.
Um comentário:
Muito interessante e ótimo para quem está ingressando no ramo da logística.
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