domingo, 2 de maio de 2010

Monotrail Logística Urbana.


Monotrail.


Muito se fala neste modelo de mobilidade urbana utilizado em várias partes do mundo. Neste caso os questionamentos; O Amazonas é capaz de possuir algo assim? Os recursos à serem utilizados por exemplo em habitação? Enfim, isso é polêmico, e cada um tem sua opinião e eu tenho a minha neste sentido.

Ao retroceder em um passado não muito distante, ou mesmo o que presenciamos nesta última sexta(30/04), vivemos uma tarde caos no trânsito de Manaus. Assim como em outras oportunidades vivenciadas tanto quanto a que vimos, o desprazer de assistir cenas de depredação ao patrimônio público. Manaus que sempre tem crescimento superior as demais capitais brasileiras, não se preparou para tamanha frota de veículos que temos em dias atuais. É fato, a população, o poder executivo tem que olhar para o futuro, e entender que não TEMOS MAIS MOBILIDADE. Os constantes engarrafamentos são exemplos claros, eles tem sinalizado que algo precisa ser feito com urgência.

Este modelo pode ser 99% da solução em questões de mobilidade urbana, que é um gargalo aos usuários. Tive uma experiencia super positiva ao fazer uso do monotrilho em outro país(EUA), tamanha foi a satisfação, que fiz questão de observar detalhes, que muito me impressionou.

No cenário local, em minha modesta visão de um graduado em logística, temos a oporunidade de rever nossos conceitos, reduzindo nossa frota de veículos em circulação, não apenas de coletivos mas também de veículos particulares. Para usuários deste modelo de transporte de massa, os benefícios são enormes, haja vista as questões de segurança, conforto, rapidez e a certeza da hora certa. Bem implementado, muitos proprietários de veículos particulares certamente estariam migrando para este transporte, principalmente aqueles que deixam seus veículos parado por todo o dia em estacionamentos pagos.

Com uma bela arquitetura somada ao paisagismo, a cidade só tem a ganhar, pois um cenário de beleza irá agregar ao turismo, despertando curiosidade nas pessoas de outros estados/países que não possuem este modelo. Até mesmo de mudar a estatística atual, apenas 5% de turistas que veêm visitar o Amazonas, e não é pela beleza de nossos rios, nossa mata. Veêm visitar familiares. Pasmem!


Meu singelo pitaco sobre o monotrail, que ele se torne realidade.


Nenhum comentário: