segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Turismo e Logística

Em tempos modernos a logística faz parte de tudo que fazemos no turismo, este modelo de administração com eficácia torna a vida das pessoas e dos gestores, excelentes “face” para os profissionais do ramo de turismo.
Em uma recente passagem pelo país vizinho Argentina, presenciei um modelo próximo da perfeição. De forma eficiente pude verificar in loco, boas práticas de um bom planejamento turístico.
Passo a passo.
1. Locais de visita. Roteiro bem atrativo e bem pesquisado.
2. Calendário de dias de visita.
3. Horários de saídas/chegada.
4. Formas de pagamento.
5. Locais previamente negociados (hotéis/pensão, pousadas)
6. Treinamentos para os agenciadores de pacote. (Resumo dos lugares a serem visitados)
7. Horários de roteiro de coleta de passageiros antes do início do percurso a ser visitado. (máximo de 45 minutos de coleta, para não estressar clientes de que irá mais tempo coletando turista do que visita em si).
8. Em destino, um folheto explicativo dos lugares a serem visitados.
9. Sistema de som ambiente de qualidade no micro ônibus.
10. Cumprir rigorosamente roteiros e horários.
11. Segurança e conhecimento pleno dos pontos turístico é fator predominante.
Obs. Um fator surpresa deve ser apresentado ao final, sem que isso seja colocado como compromisso. Dos lugares visitados, eleger o principal e registrar com foto presencial do cliente no dia e hora. No meio do percurso este responsável, se desloca ao escritório prepara todo material (cartão posta/ porta retrato etc). Apresenta aos clientes como uma pequena lembrança daquele dia e hora. Tenha certeza, todos concordarão em ficar com esta pequena lembrança. Não só pela surpresa, mas por aquele dia tão especial, afinal este profissional vive para dar prazer a felicidade dos outros, isso não tem preço!
Importante ressaltar que o veículo deve ser apropriado, demonstração claras de higiene e segurança, agrega produtos e serviços.

Nenhum comentário: