quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Por Samuel Araújo.


AUDITORIA LOGÍSTICA.

Ballou(2001) estabelece que o processo de controle consiste em comparar o desempenho real em relação ao planejado e iniciar ações corretivas para aprimorar os dois, se necessário. Neste sentido aparece a auditoria como uma ferramenta de suporte gerencial.

Classifica-se a auditoria em duas categorias;
De conformidade; Busca a conformidade verificando um conjunto de regras.

De Gerencia; Procura tanto a conformidade como a eficácia dessas regras em atingir os objetivos da organização.

Passos do processo de auditoria:

É necessário identificar, coletar e analisar os dados que melhor descreverão os custos e níveis de serviço, devendo ser acompanhados os seguintes passos:

Montar uma força tarefa para assessora o processo;
Determinar, sob o ponto logístico as atuais estratégias e objetivos;
Entrevistas com representantes de áreas interligadas a logística da empresa;
Amostragem dos registros e dados logísticos para analisar estatisticamente o desempenho.
Identificar e sugerir melhorias e modificações no sistema atual.
Descrever o sistema que deverá ser operado após as mudanças sugeridas e estabelecer o desempenho esperado.

Nenhum comentário: