domingo, 4 de janeiro de 2009

Trânsito! O Desafio está lançado. (Manaus).

O Desafio está lançado!

Em tempos em que o desenvolvimento chega à capital do Amazonas, a logística vem para entender, auxiliar e facilitar, e não para complicar.
Este é o desafio do novo prefeito e sua equipe do Intrans. Tomara haja quebra de paradigma e de fato ocorra essa mutação. Podemos verificar no dia a dia, coisas tão simples que muitas vezes não entendemos o “porque” da falta de atitude. Para melhor exemplificar alguns exemplos do que é aplicação da logística urbana.

1. Com planejamento, é possível fazer inversão de avenidas que darão mais fluidez nos horários específicos. Uma força tarefa incumbida de executar essa atividade, pode-se, por exemplo, definir horário das 06h30min as 09h30min aplicar a inversão da Avenida Djalma Batista, em sentido único bairro centro. São 04(quatro) pistas de rolagem em sentido único. Logística Urbana facilita!
2. Na mesma condição temos ao lado, a Avenida a Constantino Nery para ser aplicado o sentido contrário, sendo este centro x bairro.
3. Esse planejamento pode ser alternado no famoso horário do “Roxo”, das 17h30min às 19h30min, executando o contrário apresentado no exemplo 01(um). Ou seja, sentido centro bairro único.
4. Entre outros que poderia apresentar aqui, o que não importa nesta crítica por se tratar de uma exemplificação.
O desenvolvimento vem, e isso não há como evitar! Contudo, convém ressaltar que importante de tudo, é o planejamento estratégico ser constantemente avaliado nestes casos. A população clama por atitudes na melhoria do trânsito, não podemos permitir esse comodismo pelas as pessoas que estão para dar solução.
Cabe um alerta aos órgãos públicos na liberação de alvarás, para estabelecimentos como; “Escolas, Faculdades, casas noturnas, galerias, centro comercial”. Sem que tenha um estudo de impacto de vizinhança bem detalhado por especialista da área. Estes estabelecimentos comerciais, a zona centro sul não comporta mais, pois eles estão diretamente ligados a condição caótica do trânsito atual.
Prefeito; o desafio está lançado. Veja exemplos dos grandes centros metropolitanos. Eles têm muito para nos mostrar suas melhores práticas.

Por Samuel Araújo – Adm em Logística.

Nenhum comentário: