quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Saúde do seu PC!

Matéria veiculada na TV, mostra como você com simples clicks poderá verificar com facilidade a saúde do seu PC.

Vale a pena conferir..veja o link

http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=7313

domingo, 25 de janeiro de 2009

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE:

A conceituação de “produtividade” tem abrangência ampla. Uma delas, talvez a mais tradicional, é a produtividade como a relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. Assim, a produtividade depende essencialmente do output, seja, o numerador da fração, e do input, isto é, o denominador.
O estudo e a avaliação da produtividade vêm recebendo atenção crescente dos empresários, pois são concordes que aí está o único caminha da sobrevivência da empresa a médio e longo prazos. Entretanto, essa preocupação não data de hoje, pois a partir de 1976, quando o economista Frances Franois Quesnay(1694-1774) utilizou a palavra produtividade pela primeira vez, ela não mais saiu do vocabulário dos negócios.
Vários são os fatores que determinam a produtividade de uma empresa, merecendo destaque:


· Relação capital-trabalho.
· A escassez de alguns recursos.
· Mudanças na Mão-de-obra.
· Inovação e Tecnologia.
· Restrições legais.
· Fatores Gerenciais.
· Qualidade de vida.

PRINCIPAIS OBJETIVOS.

A produtividade é assunto importante para qualquer nível da organização. Podemos mesmo dizer que o objetivo final de todo gerente é aumentar a produtividade da unidade organizacional sob sua responsabilidade, sem entretanto, descuidar da qualidade. Aumento na produtividade fornece os meios para o aumento da satisfação do cliente, redução no desperdício, redução dos estoques de matéria-prima, produtos em processo e de produtos acabados, a redução nos preços de vendas, redução dos prazos de entrega, melhor utilização dos recursos humanos, aumentos dos lucros e maiores salários. Quase sempres aumentos de produtividade requerem mudanças na tecnologia, na qualidade ou na forma de organização do trabalho, ou em todas em conjunto.


INDICADOR.
% de entregas no prazo. Ou time delivry

DESCRIÇÃO.
Mede o % deEntregas realizadas no prazo acordado com o cliente.

CÁCULO.
Entregas no prazo /Total de entregas realizadas

MELHORES PRÁTICAS.
Variasm de 95% a 98% acordado com cliente.

Por Samuel Araújo.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parceiro Comercial "Extra, Extra"!!!


A partir de janeiro de 2009, S. Araújo Reps Comercial inicia a operação no norte com a Vinícula Cordelier. Empresa de renome nacional com vários prêmios no segmento.

A missão neste momento é a colocação desta marca na região norte.

Veja mais detalhes no site: http://www.cordelier.com.br/

domingo, 18 de janeiro de 2009

Plano Emergêncial.


Pegando carona ainda sobre “benchmarketing”; digo, é um processo contínuo e sistêmico utilizado para investigar os resultados em termos de eficiência e eficácia de empresas/órgãos públicos, com processos e técnicas comuns de gestão - é a maneira de aprender com os outros e o método de estabelecer objetivos e metas utilizando se de padrões externos.
Em Manaus, o novo prefeito parece ter aprendido com seu antecessor. Experiências ineficientes foram executadas sem sucesso na administração anterior. O que neste início de governo, fez com que os holofotes fossem atraídos para essa nova administração. O homem tem “Estrela” e sua equipe de fato começa a mostrar as ações do marketing. Durante a semana ficamos curiosos em saber o que seria aquela grande quantidade de caçambas, tratores, entre outros apetrechos.
Em coletiva, o prefeito foi revelando o mistério! Uma força tarefa seria montada para sanar os problemas mais críticos da cidade, “os buracos”. Esta ação certamente vai de cheio na satisfação do usuário do trânsito de Manaus, neste caso a população inteira cabe na frota existente, target (deriva do inglês objetivo atingido).
Os métodos, os objetivos os padrões, notem são formas em que se aprende com os outros e bem executados, é certeza de aprovação pública. (benchmarketing).
Uma forma eficiente de atacar os pontos fracos ou pontos críticos da cidade é o uso do “ombudsman”. A ouvidoria consegue atrair diversas críticas. Entretanto, mesmo sabendo que o envio desta coleta de dados se direciona ao executivo, os gestores não têm explorado destas informações como deveria. É preciso tornar público para que a população tenha conhecimento, e que ainda tabulem(ajuste) os dados transformando em estatística, com planos de metas para que esta informação retorne a população em forma de resultado.

E o que tem haver isso com Logística?

É forma mais adequada de fazer uso da “logística da informação ---> <---”. As informações têm que andar, seguindo seu curso natural, fazendo com que as secretarias executivas executem. O objetivo destas secretarias nada mais é de execução. · Interno: Práticas “Best in house”. Captar informações refletirá diretamente nas atitudes e intenções dos órgãos. Visando um melhor atendimento a população, o órgão precisa deter de meios para saber o nível de satisfação e principalmente os desejos do povo. Por Samuel Araújo.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Benchmarketing!







É um processo contínuo e sistêmico utilizado para investigar os resultados em termos de eficiência e eficácia de empresas com processos e técnicas comuns de gestão - é a maneira de apredender com os outros e o método de estabelecer objetivos e metas utilizando se de padrões externos.
O Benchmarketing; confere a metocidade e formalidade ao processo de comparação constante. É um processo importante para a obtencão de melhorias na produtividade.
Benchmarketing e baseado em :
  • Comparação do comportamento social, práticas comerciais, estrutura do mercado e instituições públicas entre países, regiões, setores e empresas, a fim de indentificar as melhores práticas.
  • Aplicar referências as melhores práticas como instrumento para identificar as mudanças necessárias e mobilizar todos os participantes da economia e sociedade para evoluir nessa direção.
  • Permite que a organização entenda, de forma e concisa, do distanciamento entre o seu desempenho e do meio externo;
  • Indica o que é necessário fazer para reduzir ou eliminar este distanciamento, ou seja, a tomada de decisões e baseada em fatos e não em sentimentos.

Porquê fazer Benchmarketing?

Os Benefícios mais visíveis são:
  1. Redução de desperdícios;
  2. Redução dos problemas e retrabalho;
  3. Maior rapidez para o entendimento das inovações e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz.





Tipos de condução do Benchmarketing;

  • Competitivo:
  1. Comparação com o concorrente direto.
  2. É o mais difícil.
  3. Constuma ser frustrante, com dados parciais e dados difíceis de julgar.
  • Cooperativo:
  1. Compara com "Best in class" não concorrentes.
  2. Mais fácil.
  3. Informações numa só direção.
  • Colaborativo:
  1. Grupos de empresas partilham dados.
  2. Bom e fácil.
  3. Através de associações.
  • Interno:
  1. Práticas "Best in house".

Diante do exposto; note que no artigo anterior falamos sobre "melhores práticas" em o desafio está lançado. Veja como isso pode ajudar o gestor em "logística Urbana"(relativo planejamento à cidade).

Por Samuel Araújo.

Obs. Lembre se, toda segunda feira você poderá ler artigos sobre logística empresarial!




domingo, 4 de janeiro de 2009

Trânsito! O Desafio está lançado. (Manaus).

O Desafio está lançado!

Em tempos em que o desenvolvimento chega à capital do Amazonas, a logística vem para entender, auxiliar e facilitar, e não para complicar.
Este é o desafio do novo prefeito e sua equipe do Intrans. Tomara haja quebra de paradigma e de fato ocorra essa mutação. Podemos verificar no dia a dia, coisas tão simples que muitas vezes não entendemos o “porque” da falta de atitude. Para melhor exemplificar alguns exemplos do que é aplicação da logística urbana.

1. Com planejamento, é possível fazer inversão de avenidas que darão mais fluidez nos horários específicos. Uma força tarefa incumbida de executar essa atividade, pode-se, por exemplo, definir horário das 06h30min as 09h30min aplicar a inversão da Avenida Djalma Batista, em sentido único bairro centro. São 04(quatro) pistas de rolagem em sentido único. Logística Urbana facilita!
2. Na mesma condição temos ao lado, a Avenida a Constantino Nery para ser aplicado o sentido contrário, sendo este centro x bairro.
3. Esse planejamento pode ser alternado no famoso horário do “Roxo”, das 17h30min às 19h30min, executando o contrário apresentado no exemplo 01(um). Ou seja, sentido centro bairro único.
4. Entre outros que poderia apresentar aqui, o que não importa nesta crítica por se tratar de uma exemplificação.
O desenvolvimento vem, e isso não há como evitar! Contudo, convém ressaltar que importante de tudo, é o planejamento estratégico ser constantemente avaliado nestes casos. A população clama por atitudes na melhoria do trânsito, não podemos permitir esse comodismo pelas as pessoas que estão para dar solução.
Cabe um alerta aos órgãos públicos na liberação de alvarás, para estabelecimentos como; “Escolas, Faculdades, casas noturnas, galerias, centro comercial”. Sem que tenha um estudo de impacto de vizinhança bem detalhado por especialista da área. Estes estabelecimentos comerciais, a zona centro sul não comporta mais, pois eles estão diretamente ligados a condição caótica do trânsito atual.
Prefeito; o desafio está lançado. Veja exemplos dos grandes centros metropolitanos. Eles têm muito para nos mostrar suas melhores práticas.

Por Samuel Araújo – Adm em Logística.