quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Planejamento Logístico - Canal

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO - Canal logístico.

Neste contexto, entendo que para implementar o serviço solicitado, antes devo avaliar a real necessidade da organização, para em seguida propor o melhor planejamento estratégico. Se nesta organização a exemplo for a implantação de um CD(centro de distribuição), terei que avaliar os seguintes tópicos;

· Dimensão Interna. (capacidade de armazenagem verticalizada)

· Altura (pé direito).

· Quantidades de docas. (área de carga/descarga)

· Dimensão Externa (área de movimentação de carros).

· Implantação de um sistema de gestão de estoques.

· Implantação de um sistema de rádio que permita conferencia de estoque online.

· Controle de temperatura interno.

· Gaiolas para controle da expedição.

O Canal logístico => sendo esta empresa um centro de distribuição, será definido o canal de sistema rodoviário, em vista a quantidade de pontos de venda que será atendido pela mesma.

Previsão e Gerenciamento.

Com a implantação de um bom sistema de gestão, nos permitirá o gerenciamento por completo dos estoques, ou seja, poderá esta empresa dimensionar seus estoques de acordo com a demanda, tendo real noção de sua coluna ideal de estoques. Pois a base da demanda será sua movimentação diária/semanal/mensal, simplesmente denominada de “estatística”.

Transporte.

Considerando a demanda desta organização, em vista o número de volume/peso/quantidade de cliente e distancia, é possível prever a quantidade ideal de veículos. Ou mesmo o melhor modelo de veículo para movimentar os produtos por ela comercializados.

Armazenagem.

Uma boa armazenagem requer um bom estudo de dimensionamento, nesta cadeia, podemos avaliar uma curva ABC, para definir o melhor fluxo durante a armazenagem, dando mais agilidade na expedição.

Embalagem.

Para melhor acondicionamento destas embalagens, é necessário avaliar quais são os tipos de embalagens, tendo em vista que é dever do operador garantir que o produto irá chegar no estabelecimento comercial com total integridade durante seu percurso.

Auditoria Logística e Trad-Off.

Considerando um grupo de trabalho voltado para melhorias contínuas. Podemos definir esta de suma importância dentro da organização. Pois todo processo estudos benchmarketing e estudos de casos deve ser avaliados durante a implementação. Por isso deverá ser avaliado o perfil do colaborador que irá executar esta tarefa. O domínio em ferramentas voltadas para esta área é de fundamental importância, como tambem poder de negociação, noções de custos logísticos. Isso irá garantir a saúde financeira da empresa.

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