domingo, 11 de janeiro de 2009

Benchmarketing!







É um processo contínuo e sistêmico utilizado para investigar os resultados em termos de eficiência e eficácia de empresas com processos e técnicas comuns de gestão - é a maneira de apredender com os outros e o método de estabelecer objetivos e metas utilizando se de padrões externos.
O Benchmarketing; confere a metocidade e formalidade ao processo de comparação constante. É um processo importante para a obtencão de melhorias na produtividade.
Benchmarketing e baseado em :
  • Comparação do comportamento social, práticas comerciais, estrutura do mercado e instituições públicas entre países, regiões, setores e empresas, a fim de indentificar as melhores práticas.
  • Aplicar referências as melhores práticas como instrumento para identificar as mudanças necessárias e mobilizar todos os participantes da economia e sociedade para evoluir nessa direção.
  • Permite que a organização entenda, de forma e concisa, do distanciamento entre o seu desempenho e do meio externo;
  • Indica o que é necessário fazer para reduzir ou eliminar este distanciamento, ou seja, a tomada de decisões e baseada em fatos e não em sentimentos.

Porquê fazer Benchmarketing?

Os Benefícios mais visíveis são:
  1. Redução de desperdícios;
  2. Redução dos problemas e retrabalho;
  3. Maior rapidez para o entendimento das inovações e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz.





Tipos de condução do Benchmarketing;

  • Competitivo:
  1. Comparação com o concorrente direto.
  2. É o mais difícil.
  3. Constuma ser frustrante, com dados parciais e dados difíceis de julgar.
  • Cooperativo:
  1. Compara com "Best in class" não concorrentes.
  2. Mais fácil.
  3. Informações numa só direção.
  • Colaborativo:
  1. Grupos de empresas partilham dados.
  2. Bom e fácil.
  3. Através de associações.
  • Interno:
  1. Práticas "Best in house".

Diante do exposto; note que no artigo anterior falamos sobre "melhores práticas" em o desafio está lançado. Veja como isso pode ajudar o gestor em "logística Urbana"(relativo planejamento à cidade).

Por Samuel Araújo.

Obs. Lembre se, toda segunda feira você poderá ler artigos sobre logística empresarial!




Um comentário:

Conrado Mattos disse...

não seria benchmarking??