É um processo contínuo e sistêmico utilizado para investigar os resultados em termos de eficiência e eficácia de empresas com processos e técnicas comuns de gestão - é a maneira de apredender com os outros e o método de estabelecer objetivos e metas utilizando se de padrões externos.
O Benchmarketing; confere a metocidade e formalidade ao processo de comparação constante. É um processo importante para a obtencão de melhorias na produtividade.
Benchmarketing e baseado em :
- Comparação do comportamento social, práticas comerciais, estrutura do mercado e instituições públicas entre países, regiões, setores e empresas, a fim de indentificar as melhores práticas.
- Aplicar referências as melhores práticas como instrumento para identificar as mudanças necessárias e mobilizar todos os participantes da economia e sociedade para evoluir nessa direção.
- Permite que a organização entenda, de forma e concisa, do distanciamento entre o seu desempenho e do meio externo;
- Indica o que é necessário fazer para reduzir ou eliminar este distanciamento, ou seja, a tomada de decisões e baseada em fatos e não em sentimentos.
Porquê fazer Benchmarketing?
Os Benefícios mais visíveis são:- Redução de desperdícios;
- Redução dos problemas e retrabalho;
- Maior rapidez para o entendimento das inovações e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz.
Tipos de condução do Benchmarketing;
- Competitivo:
- Comparação com o concorrente direto.
- É o mais difícil.
- Constuma ser frustrante, com dados parciais e dados difíceis de julgar.
- Cooperativo:
- Compara com "Best in class" não concorrentes.
- Mais fácil.
- Informações numa só direção.
- Colaborativo:
- Grupos de empresas partilham dados.
- Bom e fácil.
- Através de associações.
- Interno:
- Práticas "Best in house".
Diante do exposto; note que no artigo anterior falamos sobre "melhores práticas" em o desafio está lançado. Veja como isso pode ajudar o gestor em "logística Urbana"(relativo planejamento à cidade).
Por Samuel Araújo.
Obs. Lembre se, toda segunda feira você poderá ler artigos sobre logística empresarial!
Um comentário:
não seria benchmarking??
Postar um comentário